Existem pessoas que são realmente muito fortes emocionalmente, ou seja, são reconhecidas pela sua capacidade de resiliência. São aquelas pessoas que utilizam capacidade de se manter à tona diante das dificuldades e ainda por cima, fazem disto um aprendizado.

Conceito de Resiliência

A resiliência é um conceito que adquiriu grande relevância nos últimos anos, mas precisamente ela é oriunda da psicologia positiva onde algumas características permitem que as pessoas superem adversidades ou dificuldades.

Quando falamos de resiliência, costumamos pensar em tragédias como acidente, morte etc, mas no nosso dia a dia ocorre eventos que a todo momento temos que nos manter forte para poder enfrentar. Não é preciso ser uma tragédia, superar qualquer dificuldade cotidiana como enfrentar as críticas, conseguir se superar ou começar o dia com um sorriso depois de um período de tristeza também é ser resiliente.

Nossas forças

As pessoas resilientes conhecem a si mesmas e as que não se conhecem muito bem, procuram buscar ajuda através de um Profissional Coach para poder auxiliar. As pessoas que se conhecem ou que acabam ao longo do Processo de Coaching se conhecendo sabem identificar os seus pontos fracos, mas também os seus pontos fortes para colocá-los em prática quando for necessário.

Conhecer a si mesmo é saber se respeitar, é o passo fundamental para crescer e estabelecer relações saudáveis com os demais tanto profissionais como pessoais. Quem não se conhece, não sabe suas características e tão pouco seus valores, fica mais difícil ser forte e obter sucesso, até por que valores norteiam nossas decisões.

Sabem que aceitar é necessário para avançar

As pessoas fortes e resilientes ou que conseguiram atingir este grau de compreensão, sabem que a adaptação é a companheira do progresso, da evolução e da mudança. Porque só quando aceitamos o que está acontecendo conosco é que poderemos começar a trabalhar para melhorar isso. Caso contrário, se continuarmos negando, a única coisa que estaremos fazendo é dar mais força à situação.

Características das pessoas fortes e resilientes

Capacidade de serem flexíveis e de adaptar;

Desprendem de suas crenças antigas, preconceitos e inseguranças;

Sofrimento faz parte do crescimento.

Ser resiliente não quer dizer que uma pessoa não tenha feridas, mas sim que apesar delas, a situação adversa foi construtiva e serviu para aprender de alguma forma.

Como podemos verificar é possível aprender a ser resiliente, neste quesito que entra o Profissional, Coach, Treinador comportamental para poder auxiliar as pessoas nesta evolução humana tão necessária nos dias atuais. Na minha opinião, este tema teria que ter no ensinamento fundamental nas escolas, assim como outras tantas como, ética, saber tratar do dinheiro e finanças.

E você já pensou a respeito do assunto, você é resiliente? Já superou algum trauma na sua vida? Sabe quais são os seus valores e suas características principais? Para onde realmente você que ir....