O Coaching é uma metodologia que pode ser voltada a diversas esferas da vida. Uma delas é a profissional. Pode ser um excelente aliado de quem está em busca de alavancar seu desempenho no trabalho ou qualificar aspectos voltados à carreira.

Há vários tipos de Coaching, e um deles – um dos principais, na verdade – é o de Performance. Ele é destinado a quem quer potencializar seu desempenho e pode ser utilizado em diversos sentidos.

E apesar de ter um enfoque muito particular, esse modelo de coaching, assim como os demais, é voltado ao desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes nos âmbitos técnico, emocional e comportamental. Dessa forma, o coach (quem oferece o coaching) consegue auxiliar o coachee (cliente) a alcançar metas, sonhos e objetivos.

O que significa ser “de performance”

Quando citamos especificamente o Coaching de Performance, estamos nos referindo a uma forma de elevar o desempenho de uma pessoa à nível profissional para que consiga alçar voo e chegar a patamares mais elevados. Ele pode ser aplicado a quem exerce cargos de liderança, a executivos ou, inclusive, a atletas. Por meio de uma série de ferramentas, etapas e métodos, o coach irá trabalhar para desenvolver os aspectos em que cada pessoa precisa se qualificar para crescer e fortalecer sua atuação.

Mas, antes disso, o Coaching de Performance se volta à análise do cenário em questão, ou seja: primeiro, é feito um processo no qual tudo é analisado e os pontos determinantes de transformação do coachee são identificados. Isso significa perceber quais crenças, atitudes e comportamentos da pessoa a impedem de fazer os movimentos corretos para alcançar o estado que almeja no esporte, em sua posição de liderança ou na carreira e vida em geral.  

Mas como funciona na prática?

Vamos dizer que você é um atleta que está em busca de melhores resultados para ser classificado em uma competição. Você já está fisicamente preparado, mantém os treinamentos, cuida de sua saúde para garantir que nada saia fora do esperado e realmente domina tudo que precisa para se classificar. Contudo, alguma coisa ainda pode impedi-lo de alcançar o resultado esperado.

Isso pode acontecer por causa de suas crenças errôneas, que levam à sabotar a si mesmo e o impedem de vencer. É justamente na origem desses pensamentos e crenças negativas, que atrapalham sua carreira, que o coach irá atuar em busca de uma transformação que leva à eliminação dessas perspectivas influenciadoras. Trata-se de um processo realizado de forma sistêmica que, com as ferramentas certas, irão auxiliar no encontro e maximização de resultados.

Se você sente que algo o impede de alcançar o que quer, embora faça de tudo para conseguir chegar lá, talvez precise desse tipo de análise e auxílio prático. O Coaching de Performance oferece todo o necessário para transformar a sua atuação e levá-lo a resultados extraordinários.

Entre em contato e saiba mais sobre o que esse tipo de ferramenta pode fazer por você.