Lamento muito que muitas pessoas estão banalizando a metodologia Coaching. A falta de clareza sobre o Coaching e o como funciona o papel do profissional do Coach está gerando comparação com atividades ilegais ou ilícitas. Existe um Projeto no Senado que pode transformar e profissionalizar a Metodologia Coaching. Coaching existe a décadas e trabalha com desenvolvimento humano onde proporciona reflexão e desenvolvimento as pessoas tanto a nível pessoal quanto profissional. Em todas as áreas, sabemos que existem bons e maus profissionais.

Atualmente, existem diversas ocupações baseada em especializações que tem o intuito de desenvolver diferentes habilidades. Portanto o Coach, o Mentor ou Treinador são ocupações complementares ou seja à partir de uma graduação em qualquer área pode buscar se especializar para exercer estes serviços de Desenvolvimento Humano, tanto para pessoas de forma individual ou para empresas.

Não tenho opinião formada se deve profissionalizar estás metodologias, pois para eu, de forma clara um bom profissional desta área deve ter em primeiro lugar GRADUAÇÃO, depois EXPERIÊNCIA DE VIDA aliada a EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, pois como alguém com 20 anos de idade que se intitula Coach, Mentor etc pode auxiliar alguém sem nunca ter empreendido, ou muito menos ter experiência de vida e profissional.

Quem não buscar desenvolvimento, ficará obsoleto.