Psicologia Esportiva e Coaching Esportivo são essenciais na vida de qualquer cidadão, principalmente para praticantes de esportes de alto rendimento, portanto estou aqui para apresentar algumas informações sobre essa prática e sua importância.

Estamos em 2019, mas a aproximadamente 4 anos atrás este assunto ficou mais em evidência, pois foi durante a Copa do Mundo de 2014 que a psicologia esportiva e Coaching Esportivo teve a sua maior visibilidade devido às várias crises de choro, dos jogadores da Seleção Brasileira, mostradas pelas mídias.

Muitas piadas e soluções foram mencionadas durante aquela oportunidade, inclusive com o nome da então psicóloga Regina Brandão, mas não se pôde conhecer com amplitude o trabalho do Psicólogo Esportivo, pois infelizmente o foco acabou ficando especificamente nesses jogadores.

O que foi esquecido de ser ressaltado é que a participação de um psicólogo esportivo ou coaching esportivo na preparação de um atleta é fundamental, afinal a falta de preparo psicológico pode abalar o desempenho do atleta na competição, apesar dos melhores preparos físicos e técnicos.

Como a psicologia esportiva ou coaching esportivo pode ajudar?

Atua em situações que envolvem motivação, personalidade, agressão e violência, liderança, dinâmica de grupo, bem-estar, felicidade e alta performance.

Em esporte de alto rendimento, o trabalho busca a otimização da performance, analisando e transformando os determinantes psíquicos que interferem no rendimento do atleta e/ou grupo esportivo.

Para realizar esse trabalho do psicólogo ou coaching deve ter conhecimento de todas as questões que envolvem este meio, tanto das informações especificas do esporte em que estes atletas estão inseridos, ou seja, regras, competições, habilidades exigidas, formas de treinamento, entre outras, quanto o universo individual de cada atleta.

No caso das modalidades individuais, o foco é da intervenção no próprio atleta e seu desempenho. A atuação costuma ser voltada para a concentração, o controle da ansiedade e a relação com situações ambientais que são variáveis.